19 de julho de 2007

Google para Educadores



O Google apresentou, recentemente, duas novas ferramentas para uso dos educadores: o Google Notas e o Google Custom Search Engine.

O Google Notas é um aplicativo online para se fazer recortes de conteúdos da internet ( imagens,textos,links) ;além disso, permite o compartilhamento entre usuários do google, pois o dono do bloco de notas pode convidar colaboradores para vizualizar e editar o texto.Adicionalmente, o bloco pode ser publicado ou não na web.

O segundo aplicativo, ou seja , o Google Custom Search Engine, é uma plataforma, que permite a construção online de uma ferramenta de pesquisa personalizada, que pode ser disponibilizada no blog ou na homepage do usuário.

Como funciona:

O usuário determina um tema para a pesquisa e uma lista de sites sobre o assunto.Paralelamente, as ferramentas de busca do google completam a lista sugerida, que poderá ser editada ou não pelo usuário.

Vantagens:

O professor pode construir um sistema de busca com sites seguros e de alta relevância sobre o tema pesquisado.Além disso, pode-se convidar outros educadores para colaborarem na edição da lista de sites e etc.

Iniciei uma ferramenta de busca sobre o tema educação ambiental, entretanto, gostaria de contar com a colaboração de outros educadores na edição dos links e na verificação da funcionalidade e possibilidades educacionais do aplicativo.

Instruções:

Clique aqui e vá para a página do sistema de busca.Ou, alternativamente, utilize a ferramenta abaixo.







Google Custom Search





Fonte: Google para educadores

Nenhum comentário: